Sinopse: O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.
1 - A partir da década de 1950, surgiu uma nova categoria denominada lanchonete fast food. Desde o seu surgimento esse segmento multiplicou muitas vezes a sua presença e o seu lucro no planeta. As pessoas se afeiçoaram aos sistemas e processos que permitiam a esses estabelecimentos oferecer hambúrgueres, batatas fritas, frangos empanados, refrigerantes ou sundaes em poucos minutos. Por ter adotado esse hábito rotineiro de consumo, qual é o atual quadro (com relação à saúde ) da sociedade estadunidense apresentado no documentário?
2 – O McDonald’s é uma das maiores empresas transnacionais. Afinal, oque é uma empresa transnacional?
3 – As empresas transnacionais atuam de forma agressiva na mudança de hábitos culturais e alimentares no mundo. O documentário mostra que o McDonald’s tem várias políticas para angariar novos consumidores, como por exemplo, o Mc Lanche Feliz, sanduíche no qual o cliente ganha um brinquedo ao compra-lo, induzindo as crianças forçarem aos pais a estabelecerem um novo padrão alimentar. Quais as estratégias que o Mc Donald's utiliza para “seduzir” e atrair as crianças?
4 –Em sua opinião, as crianças são “treinadas” pelo grande esquema de comunicação das grandes corporações de indústria alimentícia para consumir seus produtos? Justifique sua resposta.
5 - O documentário demonstra que a indústria alimentícia controla o padrão alimentar de muitas escolas americanas. Cite um exemplo apresentado no documentário.
6 – De que forma o processo de globalização contribuiu para a massificação cultural dos hábitos alimentares?
Excelente documentário! Muito bom para trabalhar com as turmas do 8° e 9° anos. Recomendo.
ResponderExcluirOnde encontro a resposta?
ResponderExcluirNo filme
ExcluirMELHOR DOCUMENTÁRIO QUE JÁ ASSISTI
ResponderExcluir