--> Simulado sobre Globalização - Geografia em Sala de Aula
Home Without Label

Simulado sobre Globalização




1 - (UNIOESTE) O fenômeno da Globalização, constituído por processos diversos, marca a experiência do tempo e do espaço vivenciada atualmente. Sobre este tema considere as afirmações a seguir:
 
I. Com a globalização as relações de intercâmbio se intensificaram, levando a um acirramento da concorrência entre lugares, cidades e países que disputam os investimentos estrangeiros.
II. Os fluxos de mercadorias, capitais e informações cresceram no mundo globalizado,intensificando o poder dos Estados sobre as suas economias nacionais.
III. O processo de globalização não é somente caracterizado pela intensificacao das relacões transfronteiricas e globais, mas tambem pelo aumento das disparidades entre lugares e países, por novos processos de exclusão socioeconômica.
IV. Caracterizam a globalização, entre outros fatores, a maior dificuldade do estabelecimento dos fluxos transfronteiricos de capitais e mercadorias.
V. As redes que sustentam os fluxos transnacionais também podem dar suporte aos circuitos informais de lavagem de dinheiro em paraisos fiscais e de atuação do narcotráfico internacional.
 
Assinale a alternativa que indica as afirmações INCORRETAS.
 
a) I, II e III.
b) IV e V.
c) II, III e V.
d) III e IV.
e) II e IV.


2 - (UNEAL) Leia a frase para responder à questão.
 
Fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas, que permitem a circulação de ideias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo.
 
PCN Geografia. Adaptado
 
A descrição revela o fenômeno da
 
a) conurbação.
b) metropolização.
c) globalização.
d) revolução industrial.
e) favelização.
3 - (UFPR) A globalização é um fenômeno que tem como uma de suas características fundamentais a crescente abertura econômica e política entre os países. Sobre esse fenômeno, é correto afirmar:
 
a) Sua emergência tornou obsoletos os blocos econômicos regionais, pois facilitou o comércio direto de país para país.
b) Uma das consequências políticas do fortalecimento desse fenômeno foi a transferência da soberania nacional para organismos supranacionais, a exemplo da ONU.
c) As fronteiras nacionais perderam suas funções legais de controle de fluxos.
d) A causa da globalização foi a queda do muro de Berlim, dando fim à divisão do mundo conhecida como bipolaridade e iniciando uma nova fase, a multipolaridade.
e) O desenvolvimento tecnológico associado às condições políticas mundiais das últimas décadas do século XX intensificou o processo de globalização

4 - (UFBA/UFRB)
No contexto da economia mundial globalizada, a disputa econômica entre as empresas tem como palco o mercado mundial. Vivemos rodeados por produtos das mais diversas origens, fabricados por empresas multinacionais bastante conhecidas.[Elas] ampliaram seus mercados, vendem produtos em praticamente todos os países, aumentaram o número de filiais em todo o globo e compraram muitas empresas em vários países, principalmente nos subdesenvolvidos.

LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 128-129.
Considerando o texto, indique três regiões geográficas onde estão concentradas as maiores corporações industriais, financeiras e comerciais e cite duas vantagens oferecidas pelos países que visam à instalação de empresas multinacionais em seus territórios.
 
Resolução:
 




5 - A Terceira Revolução Industrial — ou Revolução Técnico-Científica — começou a tomar forma no final da Segunda Guerra Mundial, mas os seus efeitos têm se manifestado em todo o mundo, de forma mais intensa, nas últimas três décadas. Sua repercussão atinge o conjunto das atividades econômicas, as relações sociais e as relações entre a sociedade e a natureza.
 
LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2005.p. 241.
 
Tomando como base a leitura do texto e os conhecimentos sobre a atividade industrial, cite os principais efeitos positivos e negativos provocados pela Revolução Técnico-Científica.
 
Resposta:



6 - (UNICAMP) A imagem abaixo ilustra “o encolhimento do mapa mundo graças a inovações nos transportes que ‘aniquilam o espaço por meio do tempo’”.


(David Harvey, A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993, p. 220.)
 
 
a) De acordo com a imagem e o texto acima, qual o significado da expressão “encolhimento do mapa mundo”?
b) Além de locomotivas e barcos a vapor, cite um outro meio de transporte introduzido entre 1850 e 1930.

Relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

to Top