1
-
(UFJF)
Vinte
e
sete
dias
por
ano
preso
em
um
congestionamento?
Pois
esta
é
a
média
de
dias
que
a
população
da
cidade
de
São
Paulo
perde
por
ano
em
congestionamentos
diários
de
2
horas
e
42
minutos.
O
tema
não
sai
dos
noticiários,
nem
das
rodas
de
conversas
entre
paulistanos.
E,
assim,
constitui-se
uma
espécie
de
percepção
pública
da
crise
de
mobilidade
na
cidade
como
“problema
de
trânsito”.
Será?
A ideia de que nosso problema principal é o “congestionamento” oculta diferenças significativas nas dimensões e significados políticos da crise. Quero crer que nossa crise principal não é de trânsito, e sim do sistema geral de mobilidade da cidade, o que inclui o transporte coletivo e os chamados modos não motorizados, como os deslocamentos a pé e por bicicleta.
Sendo assim, não por acaso o tema da mobilidade se apresenta como “congestionamento”: esta visão expressa a captura da política de circulação pelas intervenções na ampliação física e modernização da gestão do sistema viário, em detrimento da ampliação e modernização dos transportes coletivos. Mais alargamento de avenidas, mais túneis e viadutos, mais zona azul, mais radares e lombadas eletrônicas… e nada de um modelo de transporte coletivo integrado, confortável e barato.
Disponível em: <http://raquelrolnik.wordpress.com/2011/03/17/imobilidade-na-cidade-de-sao-paulo-o-problema-e-o-falso-problema/. Acesso em: 24 set. 2011. Adaptado.
De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos 15 anos, aumentou o transporte individual motorizado no Brasil, enquanto houve uma redução no uso do transporte coletivo, o que, do ponto de vista da eficiência energética e ambiental, é uma tendência bastante preocupante.
Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/110922_comunicadoipea113.pdf>. Acesso em: 23 set. 2011. Adaptado.
A ideia de que nosso problema principal é o “congestionamento” oculta diferenças significativas nas dimensões e significados políticos da crise. Quero crer que nossa crise principal não é de trânsito, e sim do sistema geral de mobilidade da cidade, o que inclui o transporte coletivo e os chamados modos não motorizados, como os deslocamentos a pé e por bicicleta.
Sendo assim, não por acaso o tema da mobilidade se apresenta como “congestionamento”: esta visão expressa a captura da política de circulação pelas intervenções na ampliação física e modernização da gestão do sistema viário, em detrimento da ampliação e modernização dos transportes coletivos. Mais alargamento de avenidas, mais túneis e viadutos, mais zona azul, mais radares e lombadas eletrônicas… e nada de um modelo de transporte coletivo integrado, confortável e barato.
Disponível em: <http://raquelrolnik.wordpress.com/2011/03/17/imobilidade-na-cidade-de-sao-paulo-o-problema-e-o-falso-problema/. Acesso em: 24 set. 2011. Adaptado.
De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos 15 anos, aumentou o transporte individual motorizado no Brasil, enquanto houve uma redução no uso do transporte coletivo, o que, do ponto de vista da eficiência energética e ambiental, é uma tendência bastante preocupante.
Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/110922_comunicadoipea113.pdf>. Acesso em: 23 set. 2011. Adaptado.
- Por que prevalece a ampliação física e modernização da gestão do sistema viário, em detrimento da ampliação e modernização dos transportes coletivos?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Cite
um
impacto
ambiental
provocado
pelo
aumento
do
transporte
individual
motorizado
no
Brasil.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2
- (PUCRIO) Os problemas com a infraestrutura de transportes são
apontados como um dos principais responsáveis pelo elevado custo das
mercadorias fabricadas no Brasil, com participação diferenciada de
acordo com o meio de transporte utilizado (quadro abaixo).
Para
a Agência Nacional de Transporte Terrestre, a utilização do
transporte multimodal de cargas (duas ou mais modalidades de
transporte, do recebimento da carga na origem até seu destino final)
é uma solução para esses problemas.
a) Com
base
na
composição
da
matriz
de
transportes
no
Brasil,
por
que
o
Brasil
optou
pelo
sistema
rodoviário
em
detrimento
do
transporte
ferroviário?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Apresente
uma
vantagem
do
transporte
rodoviário
sobre
o
ferroviário
que
justificaria
a
opção
pela
multimodalidade.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3
- Leia e relacione o texto a seguir.
O
Governo Federal deve promover a inclusão digital, pois a falta de
acesso às tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o
cidadão, em especial a juventude.
(Projeto
Casa
Brasil
de
inclusão
digital
começa
em
2004. In:
MAZZA,
Mariana. JB
online.)
Comparando
a proposta acima com a charge, pode-se concluir que
a)
o conhecimento da tecnologia digital está democratizado no Brasil.
b)
a preocupação social é preparar quadros para o domínio da
informática.
c)
o apelo à inclusão digital atrai os jovens para o universo da
computação.
d)
o acesso à tecnologia digital está perdido para as comunidades
carentes.
e)
a dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidadão um excluído
social.
4
- (UEPB)
Com
base
nos
seus
conhecimentos
e
com
o
auxílio
do
texto
apresentado
na
questão
anterior,
assinale
com V ou
com F as
proposições,
conforme
sejam
respectivamente
verdadeiras
ou
falsas
em
relação
à
atual
globalização
do
capitalismo.
(
) O
progresso
técnico
e
o
acesso
indiscriminado
de
todos
os
povos
e
classes
sociais
aos
computadores
e
à
Internet
fazem
com
que
o
mundo
se
apresente
sem
fronteiras
entre
povos
e
nações,
havendo
hoje
uma
só
realidade
para
todos.
(
) A
cultura
é
um
elemento
diferenciador
entre
os
povos,
o
que
não
permite
a
completa
homogeneização
do
espaço
num
mundo
globalizado
pela
informação
instantânea
e
planetária.
(
) A
relação
tempo
cronológico/
distância
é
redimensionada
com
o
meio
técnico-científico-informacional,
já
que
pessoas,
objetos
e
informações
circulam
com
uma
rapidez
até
então
inimagináveis.
(
) Os
modernos
sistemas
de
comunicações
tornaram
possível
a
instantaneidade
da
informação
e
com
isso
o
conhecimento
dos
eventos
longínquos,
o
que
faz
com
que
todos
os
lugares
se
tornem
espaços
da
globalização.
A
seqüência correta das assertivas é
a) V
V V V
b) F
F V F
c) F
V V V
d) V
F V V
e) V
V V F
5
- (UERJ)
A
fabricação de veículos automotores no Brasil, especialmente a de
automóveis, concentrou- se basicamente no Estado de São Paulo, até
a década de 1980. A partir da década de 1990, houve uma
redistribuição espacial das montadoras de automóveis no
país.
Considerando as informações acima, aponte duas razões que favoreceram essa redistribuição das montadoras no território brasileiro.
Considerando as informações acima, aponte duas razões que favoreceram essa redistribuição das montadoras no território brasileiro.
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6
- (CESGRANRIO) Algumas empresas de países capitalistas buscam
acordo entre si visando a controlar a produção e, principalmente,
os preços no mercado. A esse tipo de integração denominamos:
a) holdings
b)conglomerados
c)cartel
d)“pool”
e)truste
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