--> Simulado sobre Capitalismo, Globalização e Meios de Transportes - Geografia em Sala de Aula
Home Without Label

Simulado sobre Capitalismo, Globalização e Meios de Transportes



1 - (UFJF) Vinte e sete dias por ano preso em um congestionamento? Pois esta é a média de dias que a população da cidade de São Paulo perde por ano em congestionamentos diários de 2 horas e 42 minutos. O tema não sai dos noticiários, nem das rodas de conversas entre paulistanos. E, assim, constitui-se uma espécie de percepção pública da crise de mobilidade na cidade comoproblema de trânsito. Será?
A ideia de que nosso problema principal é ocongestionamentooculta diferenças significativas nas dimensões e significados políticos da crise. Quero crer que nossa crise principal não é de trânsito, e sim do sistema geral de mobilidade da cidade, o que inclui o transporte coletivo e os chamados modos não motorizados, como os deslocamentos a e por bicicleta.
Sendo assim, não por acaso o tema da mobilidade se apresenta comocongestionamento: esta visão expressa a captura da política de circulação pelas intervenções na ampliação física e modernização da gestão do sistema viário, em detrimento da ampliação e modernização dos transportes coletivos. Mais alargamento de avenidas, mais túneis e viadutos, mais zona azul, mais radares e lombadas eletrônicase nada de um modelo de transporte coletivo integrado, confortável e barato.
Disponível em: <http://raquelrolnik.wordpress.com/2011/03/17/imobilidade-na-cidade-de-sao-paulo-o-problema-e-o-falso-problema/. Acesso em: 24 set. 2011. Adaptado.


De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos 15 anos, aumentou o transporte individual motorizado no Brasil, enquanto houve uma redução no uso do transporte coletivo, o que, do ponto de vista da eficiência energética e ambiental, é uma tendência bastante preocupante.
Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/110922_comunicadoipea113.pdf>. Acesso em: 23 set. 2011. Adaptado.

  1. Por que prevalece a ampliação física e modernização da gestão do sistema viário, em detrimento da ampliação e modernização dos transportes coletivos?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Cite um impacto ambiental provocado pelo aumento do transporte individual motorizado no Brasil.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - (PUCRIO) Os problemas com a infraestrutura de transportes são apontados como um dos principais responsáveis pelo elevado custo das mercadorias fabricadas no Brasil, com participação diferenciada de acordo com o meio de transporte utilizado (quadro abaixo).


Para a Agência Nacional de Transporte Terrestre, a utilização do transporte multimodal de cargas (duas ou mais modalidades de transporte, do recebimento da carga na origem até seu destino final) é uma solução para esses problemas.

a) Com base na composição da matriz de transportes no Brasil, por que o Brasil optou pelo sistema rodoviário em detrimento do transporte ferroviário?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Apresente uma vantagem do transporte rodoviário sobre o ferroviário que justificaria a opção pela multimodalidade.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Leia e relacione o texto a seguir.

O Governo Federal deve promover a inclusão digital, pois a falta de acesso às tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o cidadão, em especial a juventude.

(Projeto Casa Brasil de inclusão digital começa em 2004. In: MAZZA, Mariana. JB online.)

Comparando a proposta acima com a charge, pode-se concluir que

 
a) o conhecimento da tecnologia digital está democratizado no Brasil.
b) a preocupação social é preparar quadros para o domínio da informática.
c) o apelo à inclusão digital atrai os jovens para o universo da computação.
d) o acesso à tecnologia digital está perdido para as comunidades carentes.
e) a dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidadão um excluído social.

4 - (UEPB)

Com base nos seus conhecimentos e com o auxílio do texto apresentado na questão anterior, assinale com ou com as proposições, conforme sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação à atual globalização do capitalismo.

(     O progresso técnico e o acesso indiscriminado de todos os povos e classes sociais aos computadores e à Internet fazem com que o mundo se apresente sem fronteiras entre povos e nações, havendo hoje uma realidade para todos.
(     A cultura é um elemento diferenciador entre os povos, o que não permite a completa homogeneização do espaço num mundo globalizado pela informação instantânea e planetária.
(     A relação tempo cronológico/ distância é redimensionada com o meio técnico-científico-informacional, que pessoas, objetos e informações circulam com uma rapidez até então inimagináveis.
(     Os modernos sistemas de comunicações tornaram possível a instantaneidade da informação e com isso o conhecimento dos eventos longínquos, o que faz com que todos os lugares se tornem espaços da globalização.

A seqüência correta das assertivas é

a) V V V V
b) F F V F
c) F V V V
d) V F V V
e) V V V F

5 - (UERJ)

A fabricação de veículos automotores no Brasil, especialmente a de automóveis, concentrou- se basicamente no Estado de São Paulo, até a década de 1980. A partir da década de 1990, houve uma redistribuição espacial das montadoras de automóveis no país.
Considerando as informações acima, aponte duas razões que favoreceram essa redistribuição das montadoras no território brasileiro.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 - (CESGRANRIO) Algumas empresas de países capitalistas buscam acordo entre si visando a controlar a produção e, principalmente, os preços no mercado. A esse tipo de integração denominamos: 

a)
holdings
b)conglomerados
c)cartel
d)
pool
e)truste

Relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

to Top