--> Questões de Vestibular - Conflitos, Migrações e Terrorismo (Exercícios Conflitos, Migrações e Terrorismo) - Geografia em Sala de Aula
Home Migrações e Terrorismo (Exercícios Conflitos / Migrações e Terrorismo) / Questões de Vestibular - Conflitos

Questões de Vestibular - Conflitos, Migrações e Terrorismo (Exercícios Conflitos, Migrações e Terrorismo)





1 - IFF (2017) Analise a charge abaixo:



“Les Conseils Minceur de Daech:”
Tradução: "Conselhos de emagrecimento do Daesh:"

  “Courir Vite” Tradução: “Correr Rápido!”

A charge acima foi publicada pelo jornal francês Charlie Hebdo no dia 07 de junho de 2017. Identifique o evento gerador da charge do jornal e relacione-o com uma característica do estado atual das relações internacionais de alguns países europeus, como França, Inglaterra e Alemanha.

2 – IFF 2017



A ilustração acima foi criada pelo artista brasileiro Daniel Ferreira da Silva, o “Bozó” a convite de uma plataforma “Cause2Create” sediada em Londres com o objetivo de apoiar questões humanitárias. A imagem representa
a) uma mulher muçulmana chorando e utilizando o hijab. As 12 estrelas remetem à bandeira da União Europeia, que representam a unidade, a solidariedade e harmonia entre os povos. Junto às estrelas, Bozó inseriu de forma irônica 12 facas, retratando o preconceito à mulher islâmica e a intolerância religiosa no atual contexto das migrações em direção à Europa.
b) uma “viúva-negra” chechena, em alusão às mulheres que perderam os maridos em confrontos contra o exército francês, como na tragédia do teatro da França, em 2012. As mulheres converteram-se em um grupo terrorista, e as facas ilustram as mulheres suicidas que estão dispostas a cometerem ataques terroristas contra a França.
c) a ativista paquistanesa Malala, que participou dos ataques à revista francesa Charlie Hebdo, em janeiro de 2015, na França. A sua luta contra a xenofobia e a islamofobia na União Europeia é ilustrada através da analogia das 12 estrelas substituídas por 12 facas, que representam o seu ativismo baseado na violência contra os europeus.
d) o drama das mulheres islâmicas no Brasil. O aumento do fluxo de imigrantes no país vem sendo acompanhado pela redução da intolerância religiosa, que é ilustrada não apenas pela lágrima escorrendo pelo rosto da mulher, mas pelas estrelas que representam a totalidade dos Estados brasileiros que foram substituídas por facas.
e) a opressão que as mulheres sofrem na sociedade chinesa. A submissão aos homens, as vestimentas difusas do mundo ocidental e a culinária peculiar acentuam a xenofobia contra as chinesas, preconceito representado pelas estrelas, substituídas por facas, que representam o Partido Comunista da China e o povo chinês.


Os conflitos na Síria, nos Balcãs, no Afeganistão e em alguns países africanos geraram uma onda de refugiados para a Europa e, em menor intensidade, para países latino americanos. Os conflitos locais e regionais de base étnica, cultural e/ou religiosa disseminaram uma grave crise humanitária em escala global. Milhares de pessoas fogem dos seus países de origem em busca da sobrevivência.
Considerando esta temática, responda as duas próximas questões:

IFF 2017 QUESTÃO 1 Analise o gráfico e a imagem abaixo:


a) Por que as rotas do Mediterrâneo Central e da Apulia e Calábria apresentam elevado número de mortes entre os emigrantes que fogem dos seus países de origem?
 b) Utilizando a imagem apresentada, indique o primeiro país de destino dos migrantes nas rotas do Mediterrâneo Central, Mediterrâneo Ocidental e Mediterrâneo Oriental.


QUESTÃO 2 Analise o gráfico abaixo:



O gráfico acima representa as principais nações de origem dos refugiados entre os anos de 2014 e 2015. Destacam-se três rotas, Mediterrâneo Central, Leste do Mediterrâneo e Oeste dos Balcãs, sendo que nas duas últimas rotas citadas os dois principais países expulsores de migrantes são os mesmos (Síria e Afeganistão). Considerando as características geoeconômicas e geopolíticas peculiares de cada país, relacione os dados do gráfico com as principais causas de expulsão de emigrantes dos seguintes países: Eritrea, Nigéria, Síria e Afeganistão.

Relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

to Top