--> (Simulado) Exercícios de Fontes de Energia - Geografia em Sala de Aula
Home Without Label

(Simulado) Exercícios de Fontes de Energia


Simulado Energia


1 - (UERJ)

Cresce geração de energia eólica no Brasil

A capacidade de geração de energia eólica no Brasil aumentou 77,7% em 2009, em relação ao ano anterior. Os dados divulgados pelo Conselho Global de Energia Eólica mostram que o Brasil cresceu mais do que o dobro da média mundial nesse período: 31%.
O crescimento brasileiro foi maior, por exemplo, que o dos Estados Unidos (39%), o da Índia (13%) e o da Europa (16%), mas menor que o da China, cuja capacidade de geração ampliou-se em 107%.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica, a capacidade instalada desse tipo de energia no Brasil deve crescer ainda mais. Um leilão realizado em 2009 comercializou 1.805 MW que devem ser entregues até 2012.

Adaptado de <portalexame.abril.com.br>, 04/02/2010.



Nomeie a macrorregião brasileira com maior potencial eólico. Apresente, também, duas vantagens ambientais das usinas eólicas.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - (FUVEST) A representação gráfica abaixo diz respeito à oferta interna de energia, por tipo de fonte, em quatro países.


As fontes de energia 1estão corretamente identificadas, respectivamente em:

a) petróleo nuclear gás natural
b) gás natural carvão mineral fontes renováveis
c) fontes renováveis nuclear carvão mineral
d) petróleo gás natural nuclear
e) carvão mineral petróleo fontes renováveis

3 - (UERJ)


Há 34 anos, os governos do Brasil e da Alemanha firmavam programa de cooperação que previa a construção de oito centrais termonucleares, além de usinas de enriquecimento de urânio e de reprocessamento do combustível nuclear.
Além das irregularidades apontadas na reportagem, o atual programa nuclear brasileiro tem como principal problema:

a) risco de poluição ambiental
b) inviabilidade da tecnologia adotada
c) ausência de fontes de investimentos
d) indisponibilidade de mão-de-obra qualificada

4 - (UFPA) O gráfico abaixo representa a distribuição do uso de fontes de energia primária no Brasil.

 Fonte: Disponível em:< www.iea.sp.gov.br>. Acessado em 19/04/2010

Com base no conhecimento sobre o assunto e no gráfico acima, é correto afirmar:

a) A utilização do gás natural como matriz energética no Brasil tem sido significativa em função da facilidade de extração, o que permite inclusive a exportação desse recurso para a Bolívia.
b) Embora a água seja um recurso abundante no Brasil, sua participação na produção de eletricidade é pouco significativa, apesar do apelo do movimento ambientalista pela construção de hidrelétricas.
c) O petróleo, matriz energética básica para a sociedade industrial, é a fonte de energia primária mais expressiva no Brasil. Apesar disso, o papel da produção de energia elétrica no país é desempenhado, principalmente, pelas usinas hidrelétricas.
d) A participação do carvão mineral, recurso abundante e inesgotável, é resultado dos atuais investimentos em construção de termoelétricas no sul do país.
e) As pesquisas no setor de biocombustível destacam o uso da cana-de-açúcar na produção do álcool e diesel.
Justifica-se, assim, a criação do projeto Proálcool, que contribui para a redução dos impactos socioambientais no país.

5 -  (UERJ)         

Lula defende biocombustíveis das críticas crescentes

            BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a produção de biocombustíveis pelo Brasil, rejeitando as críticas de que ela acelera o aumento dos preços dos alimentos em todo o mundo e prejudica o meio ambiente.
            As crescentes críticas são um desafio à diplomacia brasileira e ao auge das exportações agrícolas, que transformaram o Brasil no maior exportador mundial de etanol derivado da cana-de-açúcar.
            Competidores e críticos tentaram relacionar várias das exportações agrícolas do país, da carne à soja, com a destruição do meio ambiente e com más condições de trabalho.
            RAYMOND COLITT, em 16/04/2008. Adaptado de www.estadao.com.br

O debate a respeito do uso de biocombustíveis não envolve apenas questões ambientais, mas também diferentes interesses econômicos. Neste último caso, encontram-se países e empresas que lucram com a utilização em larga escala dos combustíveis fósseis e produtores de biocombustíveis. Nesse campo de lutas, o Brasil emerge como um potencial ator de primeira grandeza, posicionando-se no centro dessa polêmica.
Um alegado risco ambiental decorrente da maior produção de biocombustíveis no Brasil e uma vantagem territorial que fundamenta a defesa desta política de Estado, respectivamente, são:
a) desertificação - abundância de recursos hídricos.
b) degradação dos solos - predomínio de solos férteis.
c) desmatamento - disponibilidade de terras não cultivadas.
d) disseminação de pragas - ocorrência de climas temperados.

6 - UERJ)



A ampliação do uso de fontes de energia renováveis e não poluentes representa uma das principais esperanças para a redução dos impactos ambientais sobre o planeta.
Considerando os gráficos, a distribuição espacial da produção instalada das energias eólica e fotovoltaica é explicada, sobretudo pela seguinte característica dos países que mais as utilizam:
a) matriz elétrica limpa   
b) perfil climático favorável   
c) densidade demográfica reduzida   
d) desenvolvimento tecnológico avançado 

7 - (PUCRIO)

PROJETO ETANOL”



O aumento do consumo energético no mundo vem causando problemas socioespaciais expressivos que afetam a qualidade de vida em diversos países. A charge selecionada trata de importantes questões da geopolítica internacional que merecem crescente atenção para que problemas estruturais não sejam ampliados, notadamente nos “Países do Sul”.

a) Interprete a charge à luz da importância do projeto mostrado para os “Países do Norte”.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Identifique e explique o problema estrutural da agricultura dos “Países do Sul” ao qual a charge se refere.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

to Top