--> Trabalhando o Conceito de Lugar com o vídeo da música "O meu lugar", de Arlindo Cruz. - Geografia em Sala de Aula
Home Without Label

Trabalhando o Conceito de Lugar com o vídeo da música "O meu lugar", de Arlindo Cruz.



Nesta música, Arlindo Cruz aborda  Madureira, um bairro tradicional  da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, que sofre com diversos problemas urbanos. Entretanto, ele destaca que apesar de todos os problemas, Madureira é o "seu lugar", em virtude das suas raízes e dos aspectos afetivos.

Sugestão de atividade


Título: O Meu Lugar.
Descrição do vídeo: O vídeo é um videoclipe musical sobre Madureira, bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A população é basicamente de classe média-baixa e classe baixa, inclusive com algumas comunidades carentes (favelas). Ao som da música de Arlindo Cruz a comunidade é apresentada, realçando os aspectos culturais do local.
Questões:
a) Qual é o tema do vídeo?
b) Quem são os personagens do vídeo?
c) Qual é a principal idéia que o vídeo pretende trazer?
d) Qual é o conceito da Geografia presente no vídeo?
e) Explique de forma geral a relação entre o conceito da Geografia e o conteúdo do vídeo.
Sobre o conceito de Lugar:
f) Qual a importância da música do vídeo para se pensar o conceito de lugar?
g) Qual a importância dos personagens para se pensar sobre o conceito de lugar?
h) Quais os elementos presentes no vídeo confirmam que este vídeo aponta para uma abordagem sobre o conceito de lugar na perspectiva da Geografia Humanista?
i) O que gostaria de acrescentar após a análise desse vídeo?

Letra da Música

O Meu Lugar

Arlindo Cruz

Composição: Arlindo CruzO meu lugar
É caminho de Ogum e Iansã
Lá tem samba até de manhã
Uma ginga em cada andar
O meu lugar
É cercado de luta e suor
Esperança num mundo melhor
E cerveja pra comemorar
O meu lugar
Tem seus mitos e Seres de Luz
É bem perto de Osvaldo Cruz,
Cascadura, Vaz Lobo e Irajá
O meu lugar
É sorriso é paz e prazer
O seu nome é doce dizer
Madureiraaa, lá lá laiá, Madureiraaa, lá lá laiá
Ahhh que lugar
A saudade me faz relembrar
Os amores que eu tive por lá
É difícil esquecer
Doce lugar
Que é eterno no meu coração
E aos poetas trás inspiração
Pra cantar e escrever
Ai meu lugar
Quem não viu Tia Eulália dançar
Vó Maria o terreiro benzer
E ainda tem jogo à luz do luar
Ai que lugar
Tem mil coisas pra gente dizer
O difícil é saber terminar
Madureiraaa, lá lá laiá, Madureiraaa, lá lá laiá, Madureiraaa
Em cada esquina um pagode num bar
Em Madureiraaa
Império e Portela também são de lá
Em Madureiraaa
E no Mercadão você pode comprar
Por uma pechincha você vai levar
Um dengo, um sonho pra quem quer sonhar
Em Madureiraaa
E quem se habilita até pode chegar
Tem jogo de lona, caipira e bilhar
Buraco, sueca pro tempo passar
Em Madureiraaa
E uma fezinha até posso fazer
No grupo dezena centena e milhar
Pelos 7 lados eu vou te cercar
Em Madureiraaa
E lalalaiala laia la la ia...
Em Madureiraaa


Relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

to Top